Imagem capa - Estou Grávida e Agora? por Rafael Barros
Gestante

Estou Grávida e Agora?

Você percebe que a menstruação está atrasada, faz o teste e ... está grávida! Então este post é justamente para você. Eu, Rafael Barros, fotógrafo,vou te ajudar com os primeiros passos que você deve tomar.



Muita calma nessa hora, o primeiro passo é não se apavorar!! Caso a gestação tenha sido planejada, parabéns, agora é só alegria!! Caso contrário, acalma esse coraçãozinho, a melhor coisa da vida está acontecendo, você conhecerá um AMOR imensurável!! Agora, vamos organizar tudo. 


Primeiramente, ligue para o seu obstetra, só ele poderá tirar todas as suas dúvidas, fará todos os exames e dará todas as recomendações necessárias. Uma nova rotina mensal estará presente na sua vida, o chamado PRÉ NATAL (consultas mensais que servirão não só para fazer exames, mas para esclarecer dúvidas, entender todas as mudanças físicas e psíquicas desse período). Essas consultas servem também para estreitar a relação com uma pessoa muito importante, o SEU OBSTETRA, portanto é de vital importância que converse com ele e sinta confiança nessa pessoa que estará presente no momento mais feliz da sua vida!!! 


Idealmente, devemos planejar a gestação, fazendo consultas que chamamos de pré concepcionais, nessa consulta, além de exames, o médico orientará o uso de ácido fólico, mas se isso não foi possível, não se desespere, inicie o uso imediatamente. O ácido fólico é uma vitamina muito importante para evitar más-formações no sistema nervoso do feto, ela deve ser tomada até o terceiro mês de gestação. Após esse período, seu médico indicará o uso de outro polivitamínico.


Assim que descobrir a gravidez, você deverá suspender, IMEDIATAMENTE, o uso de bebidas alcoólicas, inclusive a cerveja preta, pois ela não aumenta a produção de leite, isso é MITO!! O álcool pode causar más-formações e restrição do crescimento fetal. Não existe dose segura, você terá que tirá-lo da sua vida, durante a gestação.


Caso você seja fumante, tente parar, mas TENTE de verdade!!! Tem um serzinho que não consegue proteger-se e precisa da sua ajuda. O cigarro aumenta a chance de aborto, de problemas na placenta, de restrição no crescimento do bebê, além de aumentar a chance do trabalho de parto prematuro.


Se for praticante de atividade física, CUIDADO!!! Exercício físico é muito importante durante a gestação, mas treinos de impacto ou esportes coletivos podem causar acidentes. Atividade física supervisionada e bem orientada é primordial para o bem estar da mamãe e do bebê. Quando feita regularmente, diminui as chances de doenças como hipertensão e diabetes, melhora as dores lombares, controla o ganho de peso e auxilia no preparo para o parto normal.


A mamãe é quem carrega o bebê na barriga, por isso o vínculo é muito forte entre mãe e filho, mas existe uma pessoa importante nessa história toda e ele não deve ser deixado de lado, pois sem ele este momento não poderia estar acontecendo!!! Os PAPAIS também merecem atenção, sabe por quê?? Eles não têm uma barriga crescendo, não sentem o bebê mexer, por isso é mais difícil assimilar e entender todas essas modificações que estão ocorrendo. É importante a participação dele no pré-natal, compartilhe as dúvidas e ansiedades com ele. Incentive-o a frequentar cursos de papais, lá eles ensinam a trocar fraldas, a dar banho, essa preparação inicial o tornará um pai mais participativo e proativo.


Agora, é preparar-se, a gestação dura 9 meses e isso não é por acaso!! Modificações físicas e emocionais acontecerão gradualmente para que ao NASCER esse novo ser, RENASÇA uma nova mulher!



E então? Se você gostou deste conteúdo e acha que ele pode ajudar mais alguém, compartilhe para que seus amigos também tenham acesso.


O seu feedback é super bem vindo! 

Forte abraço
Rafael Barros