Imagem capa - Atividade Física na Gestação por Rafael Barros
Gestante

Atividade Física na Gestação

    Atividade física durante a gestação é coisa séria, então fiquem ai com as dicas.

Olá sou Rafa Barros, fotografo, e hoje venho aqui trazer essas super dicas para você mamãe! 

Ahhh antes que eu me esqueça parabéns pela sua gestação =)

E então vamos lá!!!


    Xô preguiça, movimente-se! As mamães podem e devem praticar atividades físicas, mas que gestante nunca se perguntou: “E agora, será que preciso, posso ou devo continuar fazendo meus exercícios físicos normalmente? Se você já se fez essas e outras perguntas relacionadas à atividade física durante a gestação, este post é todo seu. Nas próximas linhas vamos esclarecer as suas dúvidas e com certeza você vai descobrir quais exercícios podem ser praticados por uma gestante.


   Preste atenção, atividade física na gestação é algo muito importante, mas temos que ter calma e fazer tudo com segurança. Algumas mudanças importantes acontecem durante o período gestacional, elas devem ser entendidas e respeitadas para que o exercício físico traga benefícios à saúde da mamãe e do bebê.


   Durante o primeiro trimestre da gestação, as mudanças fisiológicas começam a surgir e mesmo sem muitas mudanças corporais, a fadiga é muito perceptível. Isso ocorre por conta do aumento gradual no volume sanguíneo, chegando a quase 50% a mais do volume de sangue que se tinha antes da gestação, portanto temos que bombear mais sangue, logo a frequência cardíaca da gestante aumenta muito (não deve passar de 140bpm) e isso pode gerar o aumento da temperatura corporal e um aquecimento prejudicial para o bebê. Portanto, a hidratação, as roupas leves e confortáveis e a realização de exercícios em lugares ventilados e frescos é muito importante.


   No segundo e terceiro trimestre da gestação, as mudanças físicas são mais perceptíveis, o útero aumenta, já que o bebê está crescendo em uma velocidade impressionante. Nessa fase, ocorre alteração na postura e no centro de gravidade dessa gestante, assim os exercícios que requerem equilíbrio e agilidade podem ficar cada vez mais difíceis de serem realizados.


   Algumas gestantes são impedidas de se exercitarem por complicações durante o período gestacional, as principais são: hipertensão e diabetes descompensados, sangramento no 2° e 3° trimestre da gestação, trabalho de parto prematuro e doença cardíaca. No entanto, essa não é a regra, sendo assim, após consultar o seu obstetra e ser liberada por ele, você deve praticar exercícios físicos!! Mas cuidado!!! Sem exageros, na gestação, os objetivos da prática de atividade física não são estéticos, são unicamente relacionados à saúde da mãe e do bebê.


Algumas modalidades recomendadas:


   Hidroginástica e natação são exercícios muito recomendados às gestantes. Isso porque dentro da água diminui o impacto, o peso da barriga fica menor e o próprio movimento da água em todo o corpo proporciona uma drenagem e melhora a circulação, diminuindo os inchaços tão comuns nesse período.


   Pilates utiliza o próprio peso corporal para trabalhar diferentes grupos musculares. Apesar de parecer um exercício leve, não são todas as gestantes que conseguirão realizá-lo sem ficar com dores e causar sobrecarga. Para as que nunca praticaram essa modalidade, exercícios de alongamentos e postura surtirão melhores resultados.


   Musculação não é contraindicada como muitos pensam, ela pode trazer benefícios em relação ao fortalecimento da musculatura e pode melhorar a postura para evitar as tão temidas lombalgias. É indicado sempre associar uma atividade aeróbica junto com a musculação.


   Ioga trabalha corpo e mente, auxiliando no relaxamento da gestante, ajudando a lidar com a ansiedade que é muito comum no período gestacional. Já existem programas de treinamentos específicos para as grávidas.


   Caminhada é o exercício mais democrático que existe, não precisa estar matriculado em nenhuma academia para praticá-lo.


   Portanto, existem muitas opções, basta você querer movimentar-se!!!!  O importante é sempre realizar as atividades físicas com supervisão e orientação de um profissional de Educação Física. Encontre um exercício que goste, que tenha prazer em realizá-lo, assim será mais fácil.


   Idealmente, esportes coletivos ou exercícios que envolvam impacto não devem ser realizados, por conta do risco de acidentes. O segredo para manter o exercício durante o período gestacional é RESPEITAR o seu corpo!! Não queira exceder o seu limite!! Os objetivos nesse período são: diminuir as dores lombares, fortalecer a sua musculatura, preparar o períneo para o parto normal e controlar o ganho de peso, mas tudo SEM EXAGEROS!!

E então? Se você gostou deste conteúdo e acha que ele pode ajudar mais alguém, compartilhe para que seus amigos também tenham acesso.


O seu feedback é super bem vindo! 

Forte abraço
Rafael Barros